Overtraining (excesso de treino), o vilão dos corredores

overtraining corrida revista correr

Overtraining (excesso de treino), o vilão dos corredores

Overtraining

Overtraining não é um problema que atinge apenas os atletas de elite e aqueles que buscam treinamentos cada vez mais fortes, na verdade, ele pode estar presente em qualquer corredor, mesmo que amador.

Fisicamente, o overtraining ocorre quando os músculos não conseguem se recuperar totalmente contra o desgaste causado pelo esforço e com isso o sistema nervoso fica estressado. Este indesejado efeito ocorre como resultado do desequilíbrio entre o estresse e a recuperação do músculo. A receita sugerida geralmente é descanso ou redução da carga de treinamento.

O que vemos muitas vezes nos atletas com overtraining ou é demasiado trabalho ou pouca recuperação. Onde o corpo atinge o seu limite sem conseguir se adaptar e se recuperar.

Maneiras de evitar

overtraining excesso de treino corrida - Revista Correr
APRENDA A ESCUTAR SEU CORPO

Treine de forma diferente.  O simples ato de fazer o mesmo exercício constantemente conduzirá a um aumento da probabilidade de overtraining. A monotonia gera uma falta de estímulo mental e físico. É necessário introduzir algo novo. Mudar o percurso, incluir provas de tiros e de fortalecimento, ou mesmo ir para um novo local de treinamento. Procure inserir variações no treinamento, intensidade e tipo de formação cada dia da semana, em vez de um único padrão.

Fique atendo se você tem estado cansado ou sentindo fadiga ao acordar e mesmo sem estar se exercitando.

Por fim, procure uma assessoria esportiva. Um treinador capacitado poderá ver qual o treinamento ideal e mais produtivo para você.