Acrescentar a Ioga ao treinamento de corrida possui mais benefícios do que você imagina. Além de ser saudável e ajudar a emagrecer, veja abaixo algumas razões para você começar ou continuar nessa prática.
RESPIRAÇÃO
A respiração é uma das partes mais importantes da Ioga, através dela os praticantes ficam mais conscientes em relação ao próprio corpo, a respiração lenta é relaxa e a respiração rápida energiza. Ao praticar isso, seja em longas ou curtas distâncias, o corredor aprende a controlar-se para relaxar ou para sentir-se mais alerta e focado.
FORÇA
Praticar Ioga fortalece os músculos utilizados e os não-utilizados durante a corrida. Ela fortalece o core, músculos do quadril, coxas e panturrilhas, isso reduz a possibilidade do surgimento de lesões.
FLEXIBILIDADE
Além da força muscular, a corrida exige também bastante flexibilidade para que o corredor se mova com mais liberdade e mais facilidade. Algumas posições de Ioga ajudam a criar elasticidade e a liberar os músculos, articulações e ligamentos.
POSTURA
A prática da Ioga ensina a alongar a coluna vertebral, sem acrescentar qualquer tensão. O alinhamento é fundamental na Ioga, o atleta fica mais alto e mais forte para poder correr, sem dores na lombar.
EQUILÍBRIO
Ioga não produz equilíbrio apenas para o corpo, ela alcança também a mente. Essa prática milenar ensina as pessoas a cuidar do corpo e a ter equilíbrio nos treinamentos pesados e tempo para descansar e se recuperar. As técnicas de relaxamento e meditação ajudam a limpar a mente de preocupações e melhora a qualidade do sono do corredor, ideal para os dias que antecedem as provas e também no dia a dia.