A corrida e os benefícios do pilates

corrida pilates ale carolo

CORRIDA COM SAÚDE

Benefícios que o pilates pode trazer para a corrida

corrida pilates ale caroloA corrida representa uma das modalidades de atividade física de maior popularidade no mundo e com número crescente de adeptos, tanto pela facilidade em sua prática, como pelos benefícios para a saúde e baixo custo. Como qualquer esporte ou atividade física, quando praticada em demasia e sem o acompanhamento de um profissional especializado, pode favorecer ao desenvolvimento de lesões.

De acordo com Souza (2011), há fatores intrínsecos e extrínsecos ao treino que podem influenciar no aparecimento dessas lesões, seja em praticantes amadores como nos profissionais. Os fatores intrínsecos relacionam-se ao gênero, idade, peso, altura experiência nessa modalidade esportiva, fatores psicológicos e lesões anteriores. Os fatores extrínsecos relacionados ao treinamento de corrida são: a distância e a frequência semanal, o ritmo, as atividades e o alongamento.

corrida pilates ale carolo
Ana Cecília Kovacs (fisioterapeuta) e Rose Hoeppner (corredora)

Na corrida, os músculos dos membros inferiores são os que mais trabalham, assim como as articulações desse segmento corporal são muito envolvidas, diz Cury (2015). Sendo assim, é esperado um maior número de lesões nessa parte do corpo.

LESÕES

Segundo Navas (2015) as lesões mais comuns são:

  • Canelite (Síndrome do estresse tibial medial, que afeta região interna da tíbia, o osso da canela);
    Lesão nos pés e tíbia, fíbula e fêmur;
  • Distensão muscular (estiramento excessivo de determinada fibra muscular, atinge, principalmente, panturrilha e posterior da coxa);
  • Tendinite ou tendinopatia (inflamação no tendão entre a panturrilha e o calcanhar);
  • Síndrome da banda iliotibial (causada pela fricção excessiva entre a banda iliotibial (tecido localizado na face lateral da coxa) e o osso localizado logo acima do joelho);
  • Fascite plantar e
  • Condromalácia patelar.

O entendimento dos fatores associados a maior ocorrência dessas lesões é de grande importância para que possíveis medidas preventivas sejam realizadas com maior efetividade, diz Souza (2011).

Uma boa alternativa é a prática de Pilates, método no qual envolve condicionamento físico e mental, tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e o esforço, através da integração do movimento. Pode ser incluído no treinamento de corredores amadores ou profissionais tanto para potencializar o desempenho esportivo e prevenir as lesões como também reabilitar (Porto, 2013).

corrida pilates ale caroloO Pilates ajuda os atletas a reconhecerem seus desequilíbrios musculares e organizarem a postura de forma consciente. Além disso, o método auxilia na superação de outros obstáculos, como a capacidade respiratória insuficiente, falta de equilíbrio, fadiga muscular, dores nas articulações e até mesmo na região lombar, diz Zacarias (2012).

corrida pilates ale caroloUm exemplo disso é a corredora Rose Hoeppner, aluna de pilates no Studio Eric Machado, em Ribeirão Preto, que apresentava muitas lesões devido à prática da corrida e com o método, obteve muitos resultados, como a melhora das dores musculares e articulares devido às lesões assim como a recuperação das mesmas, equilíbrio muscular, alinhamento postural e melhora no desempenho do desporto.
Assim podemos concluir que a prática da corrida traz consigo inúmeros benefícios à saúde do individuo. Para a prevenção das lesões, é de extrema importância que os indivíduos que estão em contato com a corrida de rua, atentem-se sobre as suas causas, para que a prevenção nos seus diversos níveis seja realizada, evitando transtornos de ordem emocional e físico tanto para o atleta quanto para o treinador.
Além disso, quando o diagnóstico é feito de maneira precoce, o retorno do atleta a atividade se dá em tempo hábil, evitando-se a delonga do retorno à prática da corrida.

Leia mais sobre PILATES

Camila Helena Zanardo Revista Correr Pilates

Camila Helena Zanardo é
graduada em Educação Física pelo
Centro Universitário Moura  Lacerda e
qualificada em Pilates Completo,
Avanced Mat Pilates in Deep Details,
Pilates Massage Ball and Spine Foam Roller,
Pilates on the Ball, Pilates Aplicado às
Disfunções Lombares e TRX Pilates.

[email protected]

 

FOTOGRAFIA: Alê Carolo | facebook

Referências bibliográficas:
Cury M. (2015). Lesões em Corredores de Rua da Cidade de Bauru.
Navas D. (2015). As Sete Lesões mais comuns em corredores. Globo Q.
Porto R. (2013). Corredores. Revista Pilates.
Souza A. (2011). Lesões em Corredores de Rua. Belo Horizonte.
Zacarias V. (2012). Benefícios do Pilates para os Corredores de Rua. Medalha Brasil.

Matéria extraída da Revista Correr – Edição 2

Leia mais dessa edição: