Areia – Conheça 5 dicas de como correr na praia
Por Daniel Diniz Bertoni – daniel@serie3.com.br
Areia da praia – com a chegada do verão e o início das férias, a areia é um dos locais preferidos por muitas pessoas para aproveitar a temporada.
Correndo na areia – O clima úmido, a brisa e o visual litorâneo favorecem a prática da atividade física e, muitas vezes, a areia da praia se torna o local ideal para as pessoas fazerem seu treino. As férias têm que se tornar um momento inesquecível pelo prazer que ela proporciona e não pelas lesões ou machucados.
Sendo assim, seguem algumas dicas importantes, tanto para quem já corre, quanto para aqueles que querem começar o esporte e pretendem usar a areia da praia para essa agradável atividade.
TREINO NA AREIA
O treino na areia fortalece as articulações e musculaturas dos membros inferiores, muitas vezes ele é usado como trabalho de base, porém a areia exige um esforço muscular maior que o asfalto, principalmente se a areia for fofa. Então uma das dicas é correr próximo ao mar, onde a areia é mais dura. O atleta pode alternar o terreno entre a parte mais dura e a areia fofa lembrando que na parte mais fofa o pé afunda mais e causa uma instabilidade maior, sendo assim o risco de lesão é grande, porém é nessa parte da areia que se adquire maior resistência, o ideal é realizar treinos curtos na areia fofa e para treinos mais longos usar a parte mais dura da areia ou ate mesmo o calçadão.
CUIDADO COM AS INCLINAÇÕES
Com a mudança de terreno e pelas inclinações que existem nas praias, principalmente nas praias de tombos, a postura na hora de correr acaba sendo alterada muitas vezes, aumentando assim riscos de lesões. É importante começar alternando entre corrida e caminhada para que o corpo vá se adaptando ao novo terreno de treino.
SOL E HIDRATAÇÃO
O ideal é que o treino seja feito no período da manhã ou fim de tarde, onde a temperatura tende a estar menor, lembrando que a hidratação se faz necessária tanto pelo calor quanto pelo esforço que se irá fazer, recomenda-se ingestão de 250 ml de água a cada 20 minutos, porém dependendo da duração do treino é importante o uso de bebidas isotônicas.
AQUECIMENTO
Antes de iniciar qualquer atividade física é importante aquecer o músculo e preparar o corpo para o exercício. Comece com uma caminhada e vá aumentando o ritmo até chegar à velocidade desejada para o treino. Respeite os sinais do corpo, se surgir alguma dor, pare o exercício imediatamente e fique atento ao tempo de recuperação da musculatura, mesmo aqueles que já estão acostumados a correr. Como falado no início do texto, o esforço na areia será maior, se estiver sentindo dores musculares, alterne os dias de treino para dar tempo da musculatura se recuperar.
TÊNIS OU DESCALÇO?
Outra dúvida muito comum ao correr na areia é se devemos correr descalço ou com tênis. Correr descalço na areia fofa estimula a aterrissagem com o ante pé, o que reduz o impacto, já na areia dura o ideal é o uso de tênis, além disso, ao correr descalço nas praias, aumenta o risco de pisar em algum lixo deixado ali e acabar antecipando o fim das férias. Se você nunca correu descalço, não arrisque, use tênis para evitar bolhas pelo atrito direto na areia e também pela alta temperatura.
Procure escolher um tênis que seja confortável, de preferência um que você já esteja acostumado a utilizar nos treinos.
Daniel Diniz Bertoni
é graduado em Licenciatura Plena
em Educação Física pela
Universidade de Ribeirão Preto,
possui especialização em
Treinamento Desportivo e é
diretor técnico da
Série 3 Assessoria Esportiva
Matéria extraída da Revista Correr (nov-dez/15) – páginas 14 a 18.
Leia mais dessa edição: