Canelite
Canelite (Periostite ou Síndrome do estresse tibial medial)
Canelite é uma queixa muito comum em atletas, especialmente corredores. O termo popular ‘canelite’, e seu equivalente em inglês ‘shin splint’, descrevem apenas o quadro de dor na perna desencadeada pelo exercício. Facilmente confundida com dor anterior por insuficiência dos músculos tibial anterior ou extensor dos dedos, que realizam a dorsiflexão e extensão dos dedos (levanta a ponta do pé para cima).
CAUSAS
- Lesões prévias em membros inferiores
- Distância de corrida superior a 20 milhas (32 km) por semana
- Vícios posturais: ex. descarga de peso inadequada (principalmente na ponta do pé), passadas longas– Alterações biomecânicas
- Calçados inadequados
- Superfície de treino inadequada (terrenos rígidos e íngremes)
TRATAMENTO
O plano terapêutico de reabilitação deve ser o mais individualizado possível e depende da avaliação minuciosa, dos achados encontrados no exame físico, da gravidade da lesão, da intensidade, frequência da dor do paciente. Sendo fundamental descartar fratura de estresse quando suspeita diagnóstica, condição que necessita tratamento mais agressivo.
TERAPIA MANUAL
Prática não invasivas para reduzir tensão muscular e liberação miofascial, devendo corrigir disfunções de toda cadeia cinética (coluna, articulação sacroilíaca, pelve, desbalanços musculares, etc). O objetivo destas terapias é restaurar a amplitude de movimento normal, promover simetria dos músculos e tecidos moles, restaurando a unidade funcional da articulação.
Ligiane Delamanha é Fisioterapeuta e Proprietária da LD Fisio – Clínica de Fisioterapia e LD Fisio – Consultoria em Saúde Empresarial, Especialista em RPG/RPM (Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular), Especialista em RSE (Reequilibrio Somato-Emocional) e em formação Escuela de Osteopatia de Madrid