Whey Protein ou Creatina para ganho de massa muscular?

whey nutratec revista correrWhey Protein ou Creatina para ganho de massa muscular? Os suplementos são bem conceituados pela literatura cientifica, ou seja, possuem comprovação cientifica da suas eficácias. São suplementos que agem de maneiras diferentes, mas que se complementam.

O whey protein é uma proteína rica em aminoácidos essenciais ao organismo, entre eles a leucina, o aminoácido relacionado diretamente com o estímulo a síntese proteica. Seu consumo associado à pratica de exercícios físicos estimula o ganho de massa muscular. Já a creatina é definida como uma substância ergogênica, ou seja, que aumenta a força e potencia muscular durantes os treinos. Com o aumento da força e potência musculares é possível progredir com as cargas, aumentando a intensidade dos treinos e contribuindo assim, para o aumento da hipertrofia muscular. Com ela você aumenta o estimulo de síntese, mas sem o consumo de nutrientes (proteínas e carboidratos) importantes para a formação dos músculos, nada será feito. Além disso, a creatina promove uma hiper-hidratação nas células musculares, sendo isso, um forte estímulo para a síntese de proteínas.

creatina nutratec revista correrAssim, não existe qual o melhor suplemento para o ganho de massa muscular. O que existe são suplementos que se complementam para aumentar o ganho de massa muscular. O whey protein e a creatina são exemplos de suplementos que se complementam e estimulam o ganho de massa muscular.

Um exemplo fácil para conseguir compreender melhor a função desses suplementos seria o seguinte: vamos pensar que você quer ganhar massa muscular. O ganho de massa seria a construção de uma casa. Os tijolos representariam os aminoácidos (vindo das proteínas do whey protein), o cimento seria os carboidratos (vindo de alimentos ou suplementos como maltodextrina), e a creatina seria o pedreiro que irá construir a casa. É nítido que para construir a casa você precisa dos tijolos, cimento e do pedreiro. Quanto mais eficiente for o pedreiro (creatina), mas rápido você vai conseguir construir sua casa. Mas sem os tijolos e cimento não será possível construir essa casa.

Assim, se seu objetivo é ganho de massa muscular experimente associar ao seu shake de proteínas os carboidratos e a creatina.

Extraído do site da Nutratec.

Notícias relacionadas…
A dieta do corredor – parte 1
A dieta do corredor – parte 2