O estímulo do treino para emagrecer

QUEIMA DE GORDURA
Emagrecer com o estímulo do treino

Emagrecer – A corrida, além de queimar gordura durante o treino, mantém o metabolismo do corpo acelerado, o que favorece a queima de calorias também nos momentos de repouso

Para que possamos entender melhor como emagrecer e como o nosso corpo queima gordura, primeiro precisamos saber que todo o processo começa dentro das nossas células, que favorecem a queima em determinadas situações pelas mitocôndrias.

Quando começamos a correr, nosso corpo usa principalmente o carboidrato como fonte energética, sendo mais rápido e menos custoso para o organismo. Com o passar do tempo e dando continuidade ao treino o nosso corpo reage de forma a prevenir o açúcar do sangue. Vale ressaltar que o açúcar é extremamente importante para nosso cérebro, sendo ele o único substrato utilizado.

Ao prevenir o açúcar, o corpo começa a oxidar gordura, pois ela contém mais energia, embora essa energia seja um pouco mais difícil de ser utilizada, fazendo assim com que tenhamos uma sensação de “bem estar” depois de alguns quilômetros percorridos. Em atletas de alto nível essa mudança de substrato (do açúcar para a gordura) vai se tornando cada vez mais rápida. O nosso corpo vai se moldando ao exercício, e com essa exigência vêm as mudanças celulares.

Além de todos os benefícios que a corrida proporciona para nosso corpo e mente, ela é uma grande aliada no processo de emagrecimento, diminuindo os fatores de risco ligados ao sobrepeso e obesidade

Vamos pensar nas mitocôndrias como usinas que usam a gordura como combustível, e que o treino é a demanda dessa usina. Se nosso corpo se coloca em uma situação onde a demanda é maior que a oferta nosso corpo precisa aumentar o numero de usinas para aumentar as mitocôndrias existentes. É exatamente assim que acontece. Com um maior número de mitocôndrias funcionando de maneira eficiente, nosso corpo consegue queimar mais gordura a cada estimulo dado. É por isso que é tão importante seguir corretamente a intensidade para cada treino, conforme orientação do seu instrutor.

E assim, com mais mitocôndrias, além da acelerar a queima de gordura durante treinos, o corpo terá também uma aceleração no metabolismo, favorecendo a oxidação em estado basal. Ou seja, seu corpo continuará queimando gordura, mesmo nos momentos que não estiver treinando.

Sendo assim, além de todos os benefícios que a corrida proporciona para nosso corpo e mente, ela é uma grande aliada no processo de emagrecimento, diminuindo os fatores de risco ligados ao sobrepeso e obesidade.

Mas como em qualquer atividade física, a fim de diminuir riscos, oriento que seja realizado um prévio check-up médico e que a prática de correr seja realizada com a orientação de um profissional habilitado e competente.

 

paulo-salla-revista-correr-emagrecer* Paulo Salla Júnior é
graduado em Educação física e
Esportes pela USP
(Universidade de São Paulo),
personal trainer e
sócio do estúdio funcional
Personal 360º

 

paulo-silva-revista-correr-emagrecerMatéria extraída da Revista Correr (nov-dez/15)
Páginas 22 a 24

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