Doping mecânico: motor é encontrado em bike no mundial

A ciclista belga Femke Van den Driessche ao abandonar a corrida

Doping mecânico: motor é encontrado em bike no mundial

Mecanismo tecnológico foi encontrado em bicicleta no Mundial de Ciclismo

 

Agora é oficial, o primeiro caso de fraude tecnológica no ciclismo já é um fato. A UCI (União Internacional de Ciclismo) anunciou a abertura de uma investigação sobre a bicicleta de um dos participantes na corrida Sub-23 do Mundial de Ciclismo em Heusden-Zolder (Bélgica), por suspeita de fraude tecnológica.
A suspeita foi posteriormente confirmada pela Federação de Ciclismo belga, que identificou Femke Van den Driessche como proprietária da bicicleta. A UCI confirma que, após a regulamentação da fraude tecnológica, a bicicleta foi recolhida para uma investigação na prova feminina Sub-23. “Isso não afeta qualquer um dos corredores do pódio” informou o comunicado do órgão dirigente do ciclismo. Já a Federação Belga identificou a corredora em sua declaração, uma das favoritos na categoria, que saiu da corrida alegando uma falha mecânica na última volta. “A UCI tem provado a existência da fraude tecnológica e podemos confirmar que esta é a bicicleta Femke Van den Driessche. A UCI vai dar mais informações mais tarde”.
Veja mais notícias sobre bike na coluna CICLISMO
Posteriormente o responsável pela UCI, Peter van den Abele afirmou: “nossos comissários têm confirmado nos controlos realizados e na largada. Nós vamos continuar a investigação. É a primeira vez que somos capazes de confirmar um caso de fraude tecnologia. Estamos todos em estado de choque”, admitiu.
Enquanto isso, o pai da ciclista saiu em defesa de sua filha no diário De Standaard: “Não é sobre a ciclista Femke. Era equipamento de alguém de seu entorno, que treina com ela às vezes. Nunca foi a intenção da Femke”.
Há tempos que existem suspeitas de fraudes no mundo do ciclismo e é bem provável que já tenham ocorrido algumas vezes durante as competições, mas até agora nunca havia sido detectado fraude nos controles tecnológicos.
UCI (União Internacional de Ciclismo)