Ciclismo X Segurança

Revista Correr - Ciclismo Seguranca - Falsarella 1

Ciclismo X Segurança

Ciclismo – preocupação e atenção são essenciais para quem quer ou deseja pedalar

Ciclismo – quem nunca sonhou em ganhar uma bicicleta? Pois é, a fascinação pela modalidade começa desde criança quando damos as primeiras pedaladas ou observamos alguém andando de bicicleta!

Revista Correr - Ciclismo Seguranca - Falsarella 4

A prática do ciclismo é muito benéfica para a saúde física e mental do indivíduo podendo ser utilizada como “terapia” para uns ou de forma um pouco mais intensa para outros, como em treinamentos para melhora do desempenho ou em nível de competição.

Atualmente observamos um aumento expressivo do número de praticantes da modalidade em nossa região, isso mostra o quanto a preocupação com a saúde e o bem estar estão se tornando prioridade na rotina da pessoas.

Revista Correr - Ciclismo Seguranca - Falsarella 3Um fato que também vem chamando bastante a atenção é o aumento significante de acidentes envolvendo ciclistas nos trechos urbanos e nas rodovias. Isso aumenta mais ainda a preocupação e a atenção que deve ser tomada ao sair para pedalar, seja a passeio ou a treinamento.

Equipamentos básicos de segurança como: capacete, luvas e óculos são itens obrigatórios que devem ser utilizados a partir do passeio até o treinamento para que possam evitar machucados ou ferimentos em caso de uma queda por exemplo.

Existem casos em que o capacete salvou a vida do ciclista após uma colisão ou um tombo “bobo”.
Além dos equipamentos, o local em que se vai pedalar deve ser analisado de forma criteriosa para evitar assim um possível acidente com outros veículos.

 

 

Revista Correr - Ciclismo Seguranca - Falsarella 2Rafael Falsarella tem 31 anos e
pratica triathlon desde 2009.
É formado em Educação Física, é especialista
em Fisiologia do Exercício pela Federal de
São Carlos (UFSCAR) e trabalha como
coordenador técnico da RF Treinamento Esportivo.

Contatowww.rafaelfalsarella.com.br

 

Matéria extraída da Revista Correr

Leia mais sobre o assunto:

 

Revista Correr - Ciclismo Seguranca - Falsarella facebook